As puras e impuras sutilezas dos traços de uma mãe

26-11-2013 12:50

Falar de mãe é muito fácil e/ou muito difícil, usar palavras estabelecidas, um caos. Mas a gente tenta, afinal, tem mãe nesse meio.
Coração de mãe é sempre fiel e não há no mundo, beleza maior do que a alegria do nascimento de um filho para uma mulher. Pode ser que ela venha a bater no filho quando ele precisar apanhar mas a palavra final será amável e cheia de amor como que pedindo perdão por ter perdido a paciência com o seu rebento.
Mas, o que falar de uma mãe? São tantas coisas. Mãe é o início da nossa história, nascemos sendo parte da biografia dela. Seu dna ou seu criar. Temos as mães adotivas que por vezes, nem lembram que adotaram seus filhos de tanto amor dedicado. Mãe, pode ser uma ponta de cigarro na calçada, se fica triste por perder um filho. É assim que ela se sente, uma ponta. Insuspeita ponta de cigarro na calçada.
Mãe é a galinha, a vaca, a cadela, a porca, a baleia, a girafa, a zebra, a rica, a pobre, a feliz, a quase infeliz (mãe é sempre alegre, afinal, ela teve você), a louca de pedra e a zen, com cara de pudim de claras, mãe é um doce e tudo que você tem a fazer é sempre agradecê-la por ter te carregado na barriga ou no colo no tempo em que você precisou. Mãe é a quebra da barreira do som, ela ouve o neném chorando mesmo quando ninguém ouviria. criatura divina. E isso tudo, não basta para definir e resumir o tempo em que uma mulher, ofereceu parte de sua vida para uma outra vida e assim sucessivamente. Pelos têrmos grosseiros, palavras bonitas ou ofensivas, peço desculpas mas não me arrependo. Tudo o que sei de uma mãe é que, a minha não me decepcionou. Deu-me a esperança de um dia melhor e sofreu perdendo dois filhos, ficando com os cabelos completamente brancos em uma semana depois de receber a notícia da morte de meu irmão. Parecia que a cor negra dos seus cabelos eram o filho que ela mais amava e que partiu. Não tenho filhos mas tenho uma mãe maravilhosa que fez com que eu tivesse coragem para viver e subir as mais íngremes montanhas. Eu acredito na força do cordão umbilical que prende uma mulher ao seu filho e nesse cordão não passa só alimentos, passa energia, amor, felicidade e lágrimas. Cordão umbilical tem muita história e muita esperança. Bendito cordão de cada um de nós.
Quer saber? Que me desculpem os puritanos, mãe é uma foda bem dada com direito a cigarro depois!

Mônica Banderas

 
 

—————

Voltar