Batendo pra cair, a violência sem espanto

19/11/2013 13:18

 

Não existe o lado da cara certo para se bater, apanhar na cara dói e causa vergonha como em nenhuma parte do corpo. Afinal, é na cara da gente que estampamos o nosso melhor ou pior. Como pode alguém, detonar com o mural principal da embaixada humana?

 

Na cara de ninguém se bate, já dizia minha avó, centenária.

 

E essa forma violenta de se comunicar, sim, bater também é comunicar-se - vai dizer que não? -  faz com que o indivíduo, receba a resposta que ele vem procurando a vida toda: por que sou tão sem importância? tão invisível? O cara bate e recebe de volta um tapa ou um choro. Conseguiu uma resposta para sua infame crise existencial. Afinal, quem será essa massa de carne e ossos que se move pelo  mundo e que se morresse amanhã ninguém sentiria falta? O louco, desvairado e violento  ser que chega perto de alguém com a intenção de desmerecê-lo está mais morto do que vivo.

 

E essa violência está bem colada em todos nós. O motorista que atropela e mata diversas pessoas e paga uma fiança e vai pra casa descansar, é um criminoso igual a qualquer outro pois destituiu uma ou mais pessoas do privilégio de viver. Porém, a lei difere de formas de matar para formas de matar. Deve ser porque atropelado não sente a mesma dor de quem leva um tiro, é esfaqueado, enforcado ou etc.

 

A violência está nos meios todos, de comunicação, social, político, artístico, econômico, religioso, ... Não conseguimos mais divisar o tamanho da tragédia que nos tirou até o espanto. Isso é muito preocupante.

 

Nos fins de semana, as tevês abertas só passam filme de violência, raramente acontece de passar um romance, uma comédia. Os jornais já trazem na primeira capa, as tragédias mais terríveis do dia e por vezes, repetem por semanas, a má nova.

 

As igrejas, cada vez mais, falando de dinheiro, prosperidade e esquecendo de falar de Cristo, de Deus, do Espírito Santo.

 

Estamos à espera do Armagedon.

 

Nas escolas, alunos esbofeteiam professores, matam, humilham e a educação vai por água abaixo. Os pais já não exercem autoridade para seus filhos, perderam o controle das rédeas.

 

A justiça tranca centenas de bandidos, limpa um espaço e outro novo volta a existir. A verdade é que o cheiro de lixo continua a existir, bases não estão sendo preparadas. A educação não está chegando como deveria, as autoridades ainda não conseguiram enxergar que o novo ser humano está sendo tratado como descartável e por assim existir, acaba tratando todos ao seu redor como tal. Quando mães, jogam seus filhos recém nascidos no lixo, estão provando para todos nós, com um baita tapa na cara, que a vida está mais que banalizada.

 

E vemos a violência com os animais, cada história que parece mentira. Mulheres sendo assassinadas por seus maridos na frente dos filhos. O que mais precisamos ver para enxergarmos que a vida no mundo está acabando? Como ser positivo numa cratera de vulcão em erupção?

 

Enquanto a educação não for obrigatória até mesmo para os pais, que na sua maioria largam os estudos para trabalhar e sustentar os filhos, nada vai mudar. Ou o país pega pesado nessa área ou a sociedade vai acabar. Vamos ficar reféns de pessoas que terão o poder das armas, vai acabar o diálogo, a palavra será trucidada.

 

O  Estado deve criar escolas gerenciadas por professores com formação educacional elevada. Uma Pedagogia com noções máximas de Psicologia, Psiquiatria, Educação Física, Religião, Administração e que reúna a família na escola. 

Sem educação, nada vai mudar.

 

À vida!

—————

Voltar